6 das melhores práticas para fidelizar clientes e obter sucesso nas vendas

Postado por 11 outubro, 2016Como Aumentar as Vendas
crm-vendas-melhores-praticas

O conceito de gestão de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management – CRM) não é novidade. Empresas de todos os portes e segmentos têm implementado algum programa de banco de dados de clientes e prospects, procurando simplificar os processos de atendimento ao cliente e negócios em geral, além de fornecer maior visibilidade para a empresa.

Na implementação de um CRM moderno, é fundamental evitar falhas no processo de comunicação organizacional entre departamentos e enxergar o negócio a partir da perspectiva do cliente.

Já existem ferramentas e programas de gerenciamento de clientes que permitem a otimização dos processos críticos, criam eficiências e ajudam a estabelecer experiências extraordinárias no relacionamento com o cliente. As soluções mais modernas e atuais podem ser utilizadas por usuários não-técnicos, ou seja, colaboradores de qualquer área da companhia.

Listamos abaixo seis das melhores práticas de CRM a serem implementadas por meio de uma solução moderna e eficiente de gestão de relacionamento com o cliente, capaz de apoiar a tomada de decisão para um relacionamento de confiança com toda a base:

1.   Melhorar alinhamento entre força de vendas e marketing

Em muitas empresas, vendas e marketing são áreas distintas. (Um dos riscos dessa distância entre departamentos é a falta de visibilidade e contexto sobre a verdadeira natureza do contato). O CRM moderno pode nortear todo o plano de ação para equipe de vendas de forma sofisticada para garantir que cada contato novo seja enviado ao agente certo. Dessa forma, os clientes existentes não são enviados aos agentes errados, reduzindo a “canibalização de contatos”.

2.   Criar uma visão total do histórico do cliente

Conforme a prospecção de clientes evolui para a conversão e as organizações procuram retê-los, é vital ter uma visão que inclua as interações já realizadas, as preferências e outras informações pertinentes que podem ajudar a organização a construir um relacionamento com o cliente mais estreito.

Enquanto muitas fontes de dados podem realizar essa visão, o CRM deve ser a ligação que faz o armazenamento e conecta todos os dados: um local onde qualquer um possa saber sobre o histórico do cliente e compreender como obter sucesso nas vendas.

3.   Fornecer indicadores de desempenho durante a jornada do consumidor no momento certo

É fundamental que o CRM forneça inteligência e contexto para cada funcionário que se relaciona com os usuarios, garantindo assim uma experiência do cliente moderna que compreenda o contexto da interação e a função do usuário.

Ao fornecer indicadores de desempenho baseados em dados sensíveis ao contexto, os usuários podem rapidamente identificar indivíduos, acessar as informações ou concluir as tarefas necessárias para auxiliar com sucesso esse cliente, ao longo da jornada do consumidor.

O CRM deve ser a ligação que faz o armazenamento e conecta todos os dados: um local onde qualquer um possa saber sobre o histórico do cliente e compreender como obter sucesso nas vendas

4.   Acompanhar a entrega através de ferramentas de workflow para aumentar a satisfação de clientes

A gestão de processos de atendimento ao cliente combinado com os dados corretos pode ajudar a mobilizar colaboradores e promover uma experiência de maior impacto, especialmente após uma venda ser feita.

Por exemplo, ferramentas de workflow avançadas podem iniciar processos de pós-venda. Isso reduz lacunas na entrega de serviços e produtos, aumentando o tempo para a renda e a satisfação de clientes.

5.   Atender e exceder as expectativas para fidelizar clientes – sempre

Além de garantir que produtos e serviços sejam entregues de maneira oportuna, é também importante certificar-se de que os problemas do cliente sejam resolvidos rapidamente e que seja fácil acessar os conhecimentos no processo de satisfação no atendimento ao cliente.

Em muitas indústrias, o serviço de atendimento ao cliente é regido pelos contratos de níveis de serviço (SLA). A habilidade de uma empresa em atingir seus compromissos é crítica para fidelizar clientes.

6.   Garantir um fluxo de caixa mais previsível

Embora muitos sistemas CRM ajudem a fechar negócios, eles podem não monitorar a forma de pagamento definida. Ao embutir processos poderosos de negócios em todos os departamentos que têm contato com o cliente, o CRM pode levar a gestão de força de vendas ao próximo nível.

Deixe seu comentário