Como enfrentar o impacto das novas tecnologias ao setor financeiro

sistemas de crm

As instituições financeiras têm enfrentado oportunidades e tendências de mercado cada vez mais complexas e competitivas. Novas regulamentações, projeções para o abrandamento da economia, impacto das novas tecnologias nas organizações, ubiquidade e empoderamento do cliente moderno, que está cada vez mais bem informado e multiconectado.

Como se não bastasse, a concorrência está se diversificando. A chegada de novos modelos de negócios e empresas de outros setores, que começam a oferecer crédito pessoal e microcréditos aos empreendedores que constituem a base da pirâmide do mercado, formam parte do panorama atual da economia.

Mas afinal, quais tendências do mercado devem ser observadas para encontrar o melhor caminho para converter as mudanças que afetam a indústria em oportunidades de crescimento?

1 – Foco no cliente, novos padrões de consumo

O eixo desta transformação é um cliente mais exigente, que se move em múltiplas plataformas e está conectado o tempo todo. Sua satisfação é um fator determinante para a renovação dos serviços e compra de novos produtos.

O novo modelo de negócio requer mais interação com os clientes ao longo da jornada completa; a atenção pós-venda será um fator determinante para a retenção do cliente.

2 – Mapeamento de clientes, criação de perfil dos clientes a partir de análises personalizadas

A enorme geração e compilação dos dados do cliente, juntamente com o aumento na capacidade de armazenamento e processamento dos dados (Big Data), têm dado lugar a um nível de conhecimento profundo do cliente e a criação de perfis detalhados que poderão refletir-se em ofertas altamente individualizadas e de grande impacto.

Para aproveitar desta que é uma das tendências de mercado para o futuro, as instituições financeiras deverão coletar e integrar toda a informação disponível do cliente e sistematizá-las em uma plataforma de CRM sólida e flexível.

3. Estratégia multicanal

Ainda que os setores bancário e de seguros ainda tenham muitos clientes que favoreçam o estilo tradicional de fazer negócios, eles terão que se adaptar às tendências de mercado e oportunidades de negócios e ir ao encontro do cliente, seja no site da empresa, comércio eletrônico de terceiros, redes sociais, etc.

O desafio é chegar ao cliente com conteúdo relevante onde e quando ele necessita, o que se pode conseguir com o apoio de em software de CRM e ferramentas de automação de marketing.

4. Uso de aplicativos móveis na gestão de relacionamento com o cliente

Um aplicativo móvel é uma ferramenta de grande utilidade para habilitar sua força de vendas a gerenciamento da relação com o cliente.

Em nosso país, onde ainda encontramos zonas com conexão instável ou sem nenhuma conexão, é necessário contar com uma aplicação capaz de funcionar em linha e fora de linha de maneira que permita aos seus agentes cumprir com seu trabalho de qualquer lugar.

Deixe seu comentário