Líderes digitais usam Jornada do Cliente para transformação de negócios

Postado por 26 janeiro, 2017Jornada do cliente
jornada

Veronica Mikhail

O método científico é elegante: um experimento constante na busca da verdade, que aceita novos fatos em detrimento do que se acreditava previamente. Nossas experiências moldam e constroem nossa compreensão, e é muito importante nunca supor que sabemos tudo.

O marketing verdadeiro surge a partir dessa mentalidade. Melhores práticas, avaliações e instinto guiam a estratégia de marketing, mas o que o torna grande é a prática de experimentar, observar, analisar e abrir novos caminhos.
Se você trabalha com marketing e não está pensando dessa maneira, é hora de pensar se está fazendo o seu melhor.

Marketing deve ser transformador

Sua empresa pode estar falhando porque não está respondendo devidamente às mudanças no mercado. E talvez você nem saiba disso.

Se você não reconhece que o profissional de marketing precisa adotar uma mentalidade contestadora e observacional a fim de identificar oportunidades que levem à transformação do negócio, você está perdendo uma grande oportunidade, não apenas para você, mas também para a sua organização.

Percebemos algumas falhas monumentais porque as marcas simplesmente não responderam às mudanças com rapidez suficiente. Vimos a Blockbuster se tornar estudo de caso de fracasso.

Mas também vimos outros como a Amazon e o Uber, que não apenas responderam às novas preferências dos clientes, mas avançaram e se repensaram. E a sua organização? Como você pode se certificar de que é um agende de mudança e não um mero seguidor?

Entenda e experimente com base na observação holística

Seja corajoso o suficiente para sempre se questionar sobre os anseios de seus clientes e de sua empresa e desenvolver os meios para atendê-los. Fique perto de seus clientes: isso é essencial para compreender o que eles querem e por quê, o que estão fazendo, quando e como o fazem.

Esta ideia não é nada nova. Mas existem abordagens modernas que fornecem novas percepções sobre os clientes, abrindo assim uma nova linha de entendimento. Com isso, temos o potencial de nos manter no pulso da mudança para que, dessa forma, possamos dizer à organização como reagir.

Qual é exatamente o novo método?

A SugarCRM recentemente conversou com 255 CMOs na Austrália e na Nova Zelândia para entender como eles estão se aproximando dos clientes e moldando a transformação do negócio com base nessas observações.

A partir desses resultados, produzimos um relatório para os líderes de marketing chamado “Digital Leaders Use Customer Journey Maps to Guide Business Transformation.”

O documento analisa o valor das personas e das jornadas do cliente em relação à transformação do negócio, além de abordar algumas das etapas práticas para implementá-los.

Mais da metade dos líderes de marketing disseram: “Nossa equipe promove a compreensão do cliente em toda a organização, ajudando a moldar sua abordagem para promover a transformação do negócio.”

Você está nessa metade?

Deixe seu comentário